sexta-feira, 2 de maio de 2008

Esquerda discute unidade

"O ponta-pé da unidade das oposições para a sucessão municipal em Salvador foi dado na manhã desta quinta-feira, em reunião entre o PT – que ainda não definiu o pré-candidato da legenda ao Thomé de Souza –, e partidos aliados (PSB, PCdoB, PSB, PPS, PV e PHC), no Mar Azul Hotel, na Barra. Os representantes destas legendas e mais o PTB, que não participou da reunião mas se afina com a discussão travada pelas siglas, fecharam questão quanto à necessidade de saírem unidos nas eleições. Estão conscientes de que, se houver uma pulverização de candidaturas da oposição, será impossível chegarem ao segundo turno das eleições.
Na corrida contra o tempo, os partidos decidiram construir um calendário comum para a definição do nome que irá encabeçar a coligação. A meta é unificar em torno de uma candidatura que tenha chances de chegar ao segundo turno e fazer frente às campanhas do prefeito João Henrique (PMDB), do apresentador Raimundo Varela (PRB), do ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e do deputado federal ACM Neto (DEM). Na próxima terça-feira, acontecerá uma outra reunião para aprofundar o diálogo entre os partidos e estabelecer o calendário, momento em que também serão discutidas questões referentes às eleições em outros municípios baianos.
Os dirigentes assumiram o compromisso de intensificar as conversas entre os pré-candidatos já definidos para a construção da frente de oposição. Enquanto o PT não define seu nome, os outros partidos caminham com suas pré-candidaturas pleiteando a cabeça da chapa. No tabuleiro, o PSB aposta na deputada federal Lídice da Mata; o PCdoB, na vereadora Olívia Santana; o PTB, no tributarista Edvaldo Brito; e o PPS, no ex-vereador Miguel Kertzman. Na celeuma petista, estão na disputa interna os deputados federais Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro, o estadual J. Carlos e o secretário da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto. "
Lília de Souza, do A TARDE

Nenhum comentário: