Confrome informou o G1, nesta quarta-feira, 28, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC (proposta de emenda à Constituição) do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que aumenta o número de vereadores do país de 51.875 para 59.514, de acordo com o tamanho da população de cada município. A emenda segue para o Senado e se for aprovada antes de 30 de junho, os novos números já valem para as eleições de 2008.
Esta PEC revoga os efeitos da resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2004, que extinguiu 8.528 vagas de vereador nos 5.562 municípios do Brasil. Um dos objetivos da resolução do TSE foi reduzir os gastos das Câmaras de Vereadores.
A aprovação desta proposta é o resultado do jogo de influências entre vereadores e deputados há muito conhecido no Brasil. Lembram-se do coronelismo, em que redes de influência eram responsáveis pelas eleições nos mais diversos níveis da política brasileira? Pois é, um século depois, pouco mudou. Desde 2004, ano da diminuição do número de vereadores, não só a fim de cortar custos, mas também reduzir a corrupção, os vereadores pressionam a Câmara dos Deputados para que a resolução fosse derrubada. Agora, a pressão será feita sobre o Senado!
Neste jogo, será que a equação: mais vereadores = mais corrupção?
Neste jogo, será que a equação: mais vereadores = mais corrupção?
Nenhum comentário:
Postar um comentário