O Presidente Lula, declarou nesta sexta-feira, 30, que deixará de visitar as capitais para inaugurar obras do PAC. "Esta (Belém) é a última grande capital que visito. A partir de agora, vou esperar passar o processo eleitoral para voltar a visitar, porque quero voltar aos estados inaugurando escolas técnicas e universidades, estradas, ferrovias, portos e aeroportos", disse.
Nos dias 8 e 9 de maio Lula esteve na Bahia, onde lançou projetos do PAC nas cidades de Ilhéus, Catu, Lauro de Freitas e Salvador. Na capital baiana tudo correu tranquilamente, o presidente não fez campanha para ninguém, como já havia anunciado, pois sua base aliada é ampla e está dividida em Salvador, como no caso do PMDB, PT, PCdoB. Contudo, em Ilhéus, oMinistro da Integração Nacional, Geddel Viera Lima, foi vaiado. Diante da situação, o governador Jaques Wagner repreendeu o público pela atitude. “Isso aqui não é discurso político, respeitem ao menos o presidente que saiu de Brasília para trazer benefícios ao nosso estado. O PAC do Cacau foi elaborado por dezenas de mãos, não estamos aqui entre adversários políticos”, concluiu.
Fontes: G1 e A Tarde
sábado, 31 de maio de 2008
Wagner diz que não vai demitir secretário
Enquanto o PT ainda negocia suas alianças, o governador Jaques Wagner joga água fria nas especulações e desmente os comentários de que teria intenções de demitir o secretário de Agricultura Geraldo Simões, para facilitar as negociações com o PR. Wagner declarou, em entrevista ao A Tarde, que Geraldo Simões só deixa a secretaria da Agricultura se quiser, para disputar a prefeitura de Itabuna. Acrescentou ainda que não vai ceder a pressões relativas a demissões. “Quem demite e quem convida sou eu, conversas preliminares (sobre a composição do secretariado) postas na rua zeram as conversas. O casamento só se reza no altar. (...) Não vou demitir ninguém por jornal”, revelou.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
A novela da vez: "Peles de Esquerda"
Após a novela Varela + Imbassahy, 0 silêncio do apresentador que prometeu "bombas" (mas nem traque de massa soltou) e toda a indefinição do PT, o cenário político soteropolitano vive mais uma novela. Desta vez, assumem os papéis de protagonista o PR, do Senador César Borges, o PSB, de Lídice, e o PT. Boatos circulam na imprensa local de que César pode, em troca de apoio a Pinheiro, indicar um Secretário de Estado, porém o partido está dividido. O Bahia JÁ aponta até o nome do secretário Geraldo Simões, da Agricultura, como provável candidato a perder a secretaria. Contudo, o governador não confirma a informação.
Samuel Celestino hoje em sua coluna no A Tarde, revelou uma boa pergunta que fez a sua fonte ligada ao líder do PR na Bahia: "O PR e César passariam a fazer parte da tal 'frente de esquerda?'" Contudo, discordo quando ele diz que César mantém conversas e se articula com as principais alianças políticas no Estado, "coisa que tinha dificuldades para fazer, na época em que o carlismo existia. Enfim, está recomeçando a sua carreira política. Como o tempo não pára, ele terá que se definir nos próximos dias". Será que Samuel foi ingênuo com esta declaração? Para mim, o carlismo, ou fantasmas dele, ainda está vivo, e Borges não começa sua carreira política, mas sim dá novos passos vestido com outras peles.
Peles de esquerda encontram-se à venda em qualquer esquina!
Samuel Celestino hoje em sua coluna no A Tarde, revelou uma boa pergunta que fez a sua fonte ligada ao líder do PR na Bahia: "O PR e César passariam a fazer parte da tal 'frente de esquerda?'" Contudo, discordo quando ele diz que César mantém conversas e se articula com as principais alianças políticas no Estado, "coisa que tinha dificuldades para fazer, na época em que o carlismo existia. Enfim, está recomeçando a sua carreira política. Como o tempo não pára, ele terá que se definir nos próximos dias". Será que Samuel foi ingênuo com esta declaração? Para mim, o carlismo, ou fantasmas dele, ainda está vivo, e Borges não começa sua carreira política, mas sim dá novos passos vestido com outras peles.
Peles de esquerda encontram-se à venda em qualquer esquina!
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Mais 8 mil vereadores no país...
Confrome informou o G1, nesta quarta-feira, 28, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC (proposta de emenda à Constituição) do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que aumenta o número de vereadores do país de 51.875 para 59.514, de acordo com o tamanho da população de cada município. A emenda segue para o Senado e se for aprovada antes de 30 de junho, os novos números já valem para as eleições de 2008.
Esta PEC revoga os efeitos da resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2004, que extinguiu 8.528 vagas de vereador nos 5.562 municípios do Brasil. Um dos objetivos da resolução do TSE foi reduzir os gastos das Câmaras de Vereadores.
A aprovação desta proposta é o resultado do jogo de influências entre vereadores e deputados há muito conhecido no Brasil. Lembram-se do coronelismo, em que redes de influência eram responsáveis pelas eleições nos mais diversos níveis da política brasileira? Pois é, um século depois, pouco mudou. Desde 2004, ano da diminuição do número de vereadores, não só a fim de cortar custos, mas também reduzir a corrupção, os vereadores pressionam a Câmara dos Deputados para que a resolução fosse derrubada. Agora, a pressão será feita sobre o Senado!
Neste jogo, será que a equação: mais vereadores = mais corrupção?
Neste jogo, será que a equação: mais vereadores = mais corrupção?
segunda-feira, 26 de maio de 2008
"PT põe o bloco na rua" por Samuel Celestino
Nelson Pelegrino merecia a quarta chance de ser candidato à Prefeitura de Salvador, mas o jogo democrático - e o PT foi exemplar neste aspecto - determinou o fim de um sonho e entregou ao qualificado deputado Walter Pinheiro a missão de representar o partido nas eleições deste ano. Pelegrino investiu o seu capital político em Salvador, onde é muito bem votado, e mergulhou nos problemas da cidade, imaginando que pudesse vir a ser eleito para o Thomé de Souza. Mas perdeu o impulso, o fôlego, diante do novo, Walter Pinheiro, que conseguiu reunir as forças políticas maiores do partido no Estado, inclusive o governador Jaques Wagner que, mesmo à distância, sem corpo a corpo, deixou clara a sua preferência nas prévias. Diferentemente das eleições para os comandos dos Diretórios Regional e Municipal de Salvador, a disputa, acirradíssima, aconteceu em altíssimo nível, entre dois competidores rivais tão somente no voto, mas conscientes de que o resultado que emergisse da maioria seria democraticamente acatado. Esperava-se um número maior de votantes e, nesse aspecto, houve frustração. De resto, o PT foi muito bem, travou uma disputa correta e, agora, está a correr atrás do tempo perdido de modo a tentar formalizar alianças com os partidos ditos de esquerda ainda não comprometidos. Duas conversas são essenciais. Com o PSB, cuja pré-candidata é Lídice da Mata, que já revelou que "conversa para apoiar ou ser apoiada" e pelo PCdoB, ocupado pelo nome de Olívia Santana. O PT terá que ser rápido nos seus diálogos, nos seus acordos, porque os seus principais adversários já estão com seus blocos na rua.
(Samuel Celestino)www.bahianoticias.com.br
Pinheiro é o candidato do PT em Salvador
Walter Pinheiro obteve 1.337 votos, contra 1.209 de Nelson Pelegrino, e é o candidato do PT ao Palácio Thomé de Souza. Os partidários de Pinheiro comemoram a vitória em frente à sede do PT, na Rua da Independência. Segundo o Bahia JÁ, "Os partidários de Nelson Pelegrino acusam o deputado de utilizarem de métodos pouco ortodoxos no estilo do voto de 'cabestro', capitaneados pelo deputado J. Carlos, nas urnas do subúrbio ferroviário."
Em entrevista ao Bahia Notícias Pinheiro revelou que não existe rivalidade entre ele e Pelegrino. "Nelson me ligou antes da meia-noite reconhecendo que não poderia mais vencer. Ele disse que foi o meu presente de aniversário. Inclusive, pedi para que ele também vá à sede do PT para que eu possa lhe dar uma abraço", contou Pinheiro. Sobre a construção da frente de esquerda, Pinheiro afirmou que não pretende impor nada sobre os demais partidos, mas disse que o PT o escolheu para encabeçar uma chapa para o Thomé de Souza. "Não vamos impor nada, mas o partido me escolheu para ser o candidato a prefeito", frisou.
domingo, 25 de maio de 2008
Finalmente (IN)definições na capital baiana
Prévias PT:
Durante todo o dia de hoje realizou-se a prévia do PT na capital baiana. Os dois pré-candidatos, Walter Pinheiro, o aniversariante do dia, e Nelson Pelegrino votaram em seus locais de votação. Segundo o Bahia Notícias, os documentos das 20 zonas eleitorais começaram a chegar à sede do Partido dos Trabalhadores, na ladeira da Independência, em Nazaré, por volta das 17h. A apuração está prevista para começar de imediato, conforme afirmou a vereadora Vânia Galvão. O partido ainda não tem dimensão do número de participantes do processo eleitoral hoje, que foi pacífico, diferentemente de Itamaraju, onde graves confusões aconteram. Vânia Galvão garantiu ao Bahia Notícias que ainda hoje saberemos quem será o candidato do PT à Prefeitura de Salvador. Segundo o Bahia JÁ, debate entre Pelegrino e Pinheiro, realizado na sexta-feira, 23, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, não acrescentou nada de novo no panorama petista nem à cidade do Salvador. (Finalmente após longa indefinição e disputa, o PT de Salvador vai conhecer o nome do seu candidato. Pinheiro parece mais fortalecido com o apoio de J. Carlos e Luis Alberto, mas Pelegrino ainda está nos páreo.)
PPS + PSDB:
Neste sábado, 24, Miguel Kertzman foi confirmado como vice de Imbassahy na chapa que concorre ao Thomé de Souza em Outubro. “Vamos apresentar a nossa chapa e dizer a que viemos. Com o nosso apoio, a candidatura de Imbassahy neste momento é de centro-esquerda”, disse Miguel Kertzman ao A Tarde. Ele ainda acrescentou “Nosso diálogo com o PSDB permaneceu durante todo o episódio com Varela”. A Aliança com o PPS deu a Imbassahy 5 minutos e 40 segundos de propaganda eleitoral na TV e novo fôlego após a frustrada negociação com o PRB de Varela. (Há muito tempo não se sabe o que é esquerda no Brasil, esta declaração de Miguel Kertzman corpobora para esta conclusão. Ah! Aliança com um tucano.)
Varela promete anunciar bomba: segundo matéria de A Tarde o apresentador Raimundo Varela prometeu revelar uma “bomba” nesta segunda-feira, 26, no Balanço Geral. "Varela, que ainda sustenta como 'pura maldade plantada' a informação de que ele seria vice de Imbassahy, disse que irá, ao seu estilo “bateu, levou”, explicar todo o ocorrido na ocasião." (Será que Varela vai usar esta promessa como estratégia para aumentar a audiência e vai falar nada? Vindo dele, eu nada duvido!)
Durante todo o dia de hoje realizou-se a prévia do PT na capital baiana. Os dois pré-candidatos, Walter Pinheiro, o aniversariante do dia, e Nelson Pelegrino votaram em seus locais de votação. Segundo o Bahia Notícias, os documentos das 20 zonas eleitorais começaram a chegar à sede do Partido dos Trabalhadores, na ladeira da Independência, em Nazaré, por volta das 17h. A apuração está prevista para começar de imediato, conforme afirmou a vereadora Vânia Galvão. O partido ainda não tem dimensão do número de participantes do processo eleitoral hoje, que foi pacífico, diferentemente de Itamaraju, onde graves confusões aconteram. Vânia Galvão garantiu ao Bahia Notícias que ainda hoje saberemos quem será o candidato do PT à Prefeitura de Salvador. Segundo o Bahia JÁ, debate entre Pelegrino e Pinheiro, realizado na sexta-feira, 23, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, não acrescentou nada de novo no panorama petista nem à cidade do Salvador. (Finalmente após longa indefinição e disputa, o PT de Salvador vai conhecer o nome do seu candidato. Pinheiro parece mais fortalecido com o apoio de J. Carlos e Luis Alberto, mas Pelegrino ainda está nos páreo.)
PPS + PSDB:
Neste sábado, 24, Miguel Kertzman foi confirmado como vice de Imbassahy na chapa que concorre ao Thomé de Souza em Outubro. “Vamos apresentar a nossa chapa e dizer a que viemos. Com o nosso apoio, a candidatura de Imbassahy neste momento é de centro-esquerda”, disse Miguel Kertzman ao A Tarde. Ele ainda acrescentou “Nosso diálogo com o PSDB permaneceu durante todo o episódio com Varela”. A Aliança com o PPS deu a Imbassahy 5 minutos e 40 segundos de propaganda eleitoral na TV e novo fôlego após a frustrada negociação com o PRB de Varela. (Há muito tempo não se sabe o que é esquerda no Brasil, esta declaração de Miguel Kertzman corpobora para esta conclusão. Ah! Aliança com um tucano.)
Varela promete anunciar bomba: segundo matéria de A Tarde o apresentador Raimundo Varela prometeu revelar uma “bomba” nesta segunda-feira, 26, no Balanço Geral. "Varela, que ainda sustenta como 'pura maldade plantada' a informação de que ele seria vice de Imbassahy, disse que irá, ao seu estilo “bateu, levou”, explicar todo o ocorrido na ocasião." (Será que Varela vai usar esta promessa como estratégia para aumentar a audiência e vai falar nada? Vindo dele, eu nada duvido!)
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Reviravolta na aliança Imbassahy/Varela
Nesta noite de quarta-feira, a aliança Imbassahy/Varela, até então tida como certa, foi vetada pelo presidente nacional do PRB, Vitor Paulo, conforme antecipou Samuel Celestino, no Bahia Notícias.
Segundo o site Política Livre, "a situação deixou o apresentador da TV Record numa situação complicadíssima, porque ao procurar Antonio Imbassahy admitindo a possibilidade de apoiá-lo, Varela informou que dependia de duas condições. A primeira era o aval do presidente nacional da Rede Record, Alexandre Raposo, com quem eles se reuniram ontem, em São Paulo, e que rapidamente avalizou o acordo. A segunda condição era a concordância da direção nacional do PRB, já que o partido está constituído como uma comissão provisória em Salvador. Mas o presidente Vitor Paulo disse que não abria mão da manutenção da candidatura do apresentador."
Samuel Celestino afirma que o rumo de Varela agora é indefinido, enquanto o Bahia JÁ diz que o apresentador está"desanimado com a falta de apoio político à sua candidatura, fica numa situação quase insustentável na medida em que, mesmo com a recomendação do presidente Vitor Paulo para se manter no páreo, acabou sua motivação, e, nesse aspecto, ele tem o apoio de Alexandre Raposo."
Assim que a notícia chegou aos meios políticos várias interpretações foram dadas. A mais contundente dava conta de que o vice-presidente José Alencar veio a Salvador apoiar o nome de Varela e sentiu-se decepcionado ao saber de sua adesão ao PSDB. Por detrás desse argumento haveriam forças do PT envolvidas, no sentido de incentivar o veto para não fortalecer o candidato tucano à presidência, José Serra.
Diante do inesperado desenlace do caso, várias inetrpretações surgiram em Salvador. O Bahia JÁ aponta três delas:
1) "O vice-presidente José Alencar veio a Salvador apoiar o nome de Varela e sentiu-se decepcionado ao saber de sua adesão ao PSDB. Por detrás desse argumento haveriam forças do PT envolvidas, no sentido de incentivar o veto para não fortalecer o candidato tucano à presidência, José Serra."
2) "Toda a articulação feita em Salvador e, posteriormente, em São Paulo, com o diretor geral da Record, Alexandre Raposo, o presidente Vitor Paulo teria sido informado, antecipadamente, de toda movimentação.
Essa versão tem algum sentido dada a experiência política do ex-prefeito Antonio Imbassahy. "
3) "Imbassahy não teria sido tão ingênuo de organizar uma articulação dessa natureza sem atentar para a cúpula partidária e sem comunicar esse fato ao governador Jaques Wagner, hoje, bem relacionado com o presidente da Assembléia Legislativa."
Depois de tantas especulações, devemos esperar as definições que devem tomar o cenário político baiano nesta semana. Mas, certo é o fato que a aliança não foi feita. Que rumos tomará a política soteropolitana?
Segundo o site Política Livre, "a situação deixou o apresentador da TV Record numa situação complicadíssima, porque ao procurar Antonio Imbassahy admitindo a possibilidade de apoiá-lo, Varela informou que dependia de duas condições. A primeira era o aval do presidente nacional da Rede Record, Alexandre Raposo, com quem eles se reuniram ontem, em São Paulo, e que rapidamente avalizou o acordo. A segunda condição era a concordância da direção nacional do PRB, já que o partido está constituído como uma comissão provisória em Salvador. Mas o presidente Vitor Paulo disse que não abria mão da manutenção da candidatura do apresentador."
Samuel Celestino afirma que o rumo de Varela agora é indefinido, enquanto o Bahia JÁ diz que o apresentador está"desanimado com a falta de apoio político à sua candidatura, fica numa situação quase insustentável na medida em que, mesmo com a recomendação do presidente Vitor Paulo para se manter no páreo, acabou sua motivação, e, nesse aspecto, ele tem o apoio de Alexandre Raposo."
Assim que a notícia chegou aos meios políticos várias interpretações foram dadas. A mais contundente dava conta de que o vice-presidente José Alencar veio a Salvador apoiar o nome de Varela e sentiu-se decepcionado ao saber de sua adesão ao PSDB. Por detrás desse argumento haveriam forças do PT envolvidas, no sentido de incentivar o veto para não fortalecer o candidato tucano à presidência, José Serra.
Diante do inesperado desenlace do caso, várias inetrpretações surgiram em Salvador. O Bahia JÁ aponta três delas:
1) "O vice-presidente José Alencar veio a Salvador apoiar o nome de Varela e sentiu-se decepcionado ao saber de sua adesão ao PSDB. Por detrás desse argumento haveriam forças do PT envolvidas, no sentido de incentivar o veto para não fortalecer o candidato tucano à presidência, José Serra."
2) "Toda a articulação feita em Salvador e, posteriormente, em São Paulo, com o diretor geral da Record, Alexandre Raposo, o presidente Vitor Paulo teria sido informado, antecipadamente, de toda movimentação.
Essa versão tem algum sentido dada a experiência política do ex-prefeito Antonio Imbassahy. "
3) "Imbassahy não teria sido tão ingênuo de organizar uma articulação dessa natureza sem atentar para a cúpula partidária e sem comunicar esse fato ao governador Jaques Wagner, hoje, bem relacionado com o presidente da Assembléia Legislativa."
Depois de tantas especulações, devemos esperar as definições que devem tomar o cenário político baiano nesta semana. Mas, certo é o fato que a aliança não foi feita. Que rumos tomará a política soteropolitana?
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Aliança Imbassahy e Varela deve ser anunciada amanhã
O Bahia Já revela que Imbassahy dará coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 22, pela manhã, para anunciar a aliança PSDB/PRB, tendo Imbassahy como candidato a prefeito e Varela como vice. Hoje, os noticiários em Salvador foram movimentados pela cobertura dos passos dos pré-candidatos. Agora a noite, em Brasília, eles participam de um encontro com o presidente do PRB, Victor Paulo, e a cúpula do PSDB para os ajustes finais da chapa. Pela manhã, eles estavam em São Paulo numa reunião com o presidente nacional da Rede Record, Alexandre Raposo, o presidente da Assembléia Legistiva e o deputado Marcelo Nilo. A imprensa local dá como certa esta aliança, menos o Bahia Notícias, que em informação publicada às 20:11, diz que "tudo indica" que a aliança "melou", pois Raimundo Varela não consultou o comando do PRB nacional, o vice-presidente da República, José Alencar.
As implicações desta aliança são muitas:
PT: ainda esperando pela realização de suas prévias, lamenta e fica mais uma vez perdido com poucas chances de chegar ao segundo turno, diantes de duas coligações fortes: Imbassahy/Varela e João Henrique/Edvaldo Brito.
DEM: vinha vislumbrando os eleitores de Varela através de uma aliança e vê reduzidas suas chances de um segundo turno.
PSDB: ampliaria sua influência na Bahia, visando, principalmente, às eleições de 2010.
PPS: perde a possível aliança com o PSDB, que colocaria Miguel Kertzman como vice na chapa de Imbassahy. Segundo o Bahia Notícias, esta aliança estava certa até uma semana atras.
PR: segundo o Bahia Já, em 31 de março, na reunião do Diretório do PR, a maioria do partido já tinha inclinação a participar de uma possível coligação Imbassahy/Varela. Agora, se concretizada esta coligação, seria provável a participação do PR também.
terça-feira, 20 de maio de 2008
Candidatos das capitais e programação das eleições 2008
Vitor Soares, em Política se Discute, indica uma apresentação dos candidatos às prefeituras das capitais, em infográfico publicado pelo G1. Ainda, o portal disponibiliza o calendário das eleições 2008, com as datas e prazos para todas as atividades. Os prazos são cada vez mais curtos: 19/07 oficialização das candidaturas em cartório, 19/08 início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, 05/10 primeiro turno e 26/10 segundo turno.
Vale a pena conferir o calendário completo!
Vale a pena conferir o calendário completo!
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Confirmada Aliança entre PMDB e PTB
Hoje foi oficializado o apoio do tributarista Edvaldo Brito, que era pré-candidato a prefeito pelo PTB, como vice na chapa de João Henrique (PMDB). Essa é mais uma ivestida do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, contra o Governo do Estado, pois o PTB faz parte da base aliada do governo Wagner e possui a secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, comandada por Edmon Lucas.
Segundo o Bahia Notícias, na cerimônia de lançamento, Edvaldo Brito frisou que não vai aceitar provocações de adversários que tentem desmerecê-lo pelo fato dele ter participado do governo Celso Pitta, em São Paulo. “Sempre honrei a Bahia em toda minha vida pública e profissional. Voltei pra casa da mesma forma que saí: com as mãos limpas. Eles que não tentem cutucar onça com vara curta”, ressaltou.
Jonas Paulo, presidente do PT/BA, lamentou esta aliança. Ele acredita que a lentidão do processo de escolha do candidato do seu partido contribuiu para que o PTB fechasse aliança com João Henrique (PMDB). "Precisamos ter agilidade para não perdermos o timing. O presidente Lula está o tempo todo falando isto", assinalou Jonas ao Bahia Notícias. Ele lembra, no entanto, que o PT poderá, ainda, contar com o apoio de outros 7 partidos.
Ainda restam 7... corre PT!
domingo, 18 de maio de 2008
Fim de semana movimentado por vários encontros e reuniões de partidos
Na Reunião do Diretório Municipal do PT de Salvador, realizada na última sexta-feira, ficou decidida a suspensão do calendário de prévias para o dia 18. O novo calendário será definido na reunião do diretório municipal convocada para hoje, às 18 horas, na sede do partido.
No sábado, o PSB realizou o Congresso Estadual do partido, com a presença de representantes de 170 diretórios regionais do estado. Segundo o Bahia Notícias, a deputada Lídice da Mata declarou que sua candidatura está confirmada, assim como a intenção de agregar uma frente de esquerda em defesa da cidade. No entanto, mostrou apreensão em relação à possibilidade de a indecisão do PT sobre a definição de candidato a prefeito possa comprometer essa unidade.
Já o PSOL realizou o Primeiro Encontro Municipal do partido em Salvador, em que as principais correntes internas do partido debateram suas teses, na presença dos pré-candidatos Hilton Coelho e França. Em breve, o PSOL anunciará o nome do seu candidato.
No sábado, o PSB realizou o Congresso Estadual do partido, com a presença de representantes de 170 diretórios regionais do estado. Segundo o Bahia Notícias, a deputada Lídice da Mata declarou que sua candidatura está confirmada, assim como a intenção de agregar uma frente de esquerda em defesa da cidade. No entanto, mostrou apreensão em relação à possibilidade de a indecisão do PT sobre a definição de candidato a prefeito possa comprometer essa unidade.
Já o PSOL realizou o Primeiro Encontro Municipal do partido em Salvador, em que as principais correntes internas do partido debateram suas teses, na presença dos pré-candidatos Hilton Coelho e França. Em breve, o PSOL anunciará o nome do seu candidato.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Curtas e boas:
PELEGRINO Vs PINHEIRO: DEBATE SUSPENSO: - O debate entre Pelegrino e Pinheiro, aqui anunciado, programado para acontecer hoje às 18h, foi suspenso. Segundo nota divulgada na página do patido, pela vereadora Vânia Galvão, presidente do PT Bahia, a executiva suspendeu o debate e convocou o Diretório Municipal para reunião em caráter emergencial, às 18h desta sexta-feira, na sede do partido, com o intuito de definir o novo calendário de Prévias Eleitorais leitoral. As prévias estavam marcadas para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 18. Os sites de Pelegrino e Pinheiro não fazem menção ao cancelamento do debate. Quais serão os rumos do nebuloso PT baiano?
MARIO KERTÉSZ Vs VARELA - Mario Kertész declarou que fará campanha contra Varela pela dignidade de Salvador, na 2ª edição do Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole, esta noite. "Ele [Varela] é despreparado e não merece a confiança de ninguém", revelou o ex-prefeito de Salvador. Este posicionamento foi em resposta às críticas que, segundo ele, foram feitas pelo pré-candidato do PRB. De acordo com o âncora da Metrópole, Varela teria dito que não seria um fracasso como gestor público como foi o ex-prefeito Fernando José porque não é subordinado à Pedro Irujo nem à Mário Kertész. Segundo o site Bahia Notícias, Kertész ainda chamou de “história nebulosa” a facilidade com que Raimundo Varela conseguiu um duplo transplante no ano passado. Quem não tem telhado de vidro que atire a primeira pedra...
JOÃO HENRIQUE + EDVALDO BRITO - Segundo boatos divulgados pelo Bahia Notícias, uma aliança entre o PTB e o PMDB poderá compor a dupla João Henrique, como candidato à reeleição, e Edvaldo Brito, como vice. Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel e presidente do PMDB na Bahia, não confirma a informação, mas diz estar conversando. Pessoas ligadas a Edvaldo também afirmam o entendimento e dizem que faltam ajustes finais. O mesmo site antecipa que esta coligação será anunciada na próxima segunda-feira (19), às 11h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores. Enquanto o PT perde tempo, João Henrique corre atrás de alianças... ele tem que correr mesmo...
quarta-feira, 14 de maio de 2008
O jogo se define nas vésperas das prévias: Pelegrino isolado
Conforme divulgou o site Bahia Notícias esta noite, o deputado estadual J. Carlos e o secretário da Promoção da Igualdadae, Luiz Alberto, vão apoiar a pré-candidatura do deputado federal Walter Pinheiro à prefeitura de Salvador. A decisão será oficializada manhã, às 10 horas, segundo o mesmo site. Nas vésperas das prévias do partido, que acontecem domingo dia 18, o cenário começou a se definir e aponta para o isolamento de Pellegrino.
A preferência do governador Jaques Wagner por Pinheiro, que circulava informalmente na mídia, foi confirmada por J. Carlos ao Bahia Notícias. O deputado estadual revelou que seu apoio à Pinheiro atende a um apelo do governador.
"Questionado se há uma intenção de 'tratorar' Pelegrino, que pretende disputar à prefeitura de Salvador pela quarta vez, J. Carlos disse que o parlamentar não se mostrou flexível. 'Ele quer o consenso em torno do seu nome e desta forma é difícil o diálogo'", revela o Bahia Notícias.
Pinheiro será muito beneficiado com o apoio de J. Carlos e Luiz Alberto, pois ele não tem tanto apoio da militância petista, e agora passa a ser um grande adversário de Pelegrino nas urnas.
O Bahia Notícias afirma que antes das prévias deve haver um debate entre os dois pré-candidatos na sede do PT, na sexta-feira, 16, às 19 horas. O site de Pelegrino confirma a data.
O PT está levando esta disputa até as últimas consequências, com isso perde tempo e se enfraquece. Acho que alianças com a base aliada poderiam estar sendo traçadas, enquanto questões internas se sucedem. Agora, o partido tem além de pré-candidatos fracos, pouco tempo e uma oposição bastante planejada.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Visitas e mais indefinições...
Essa semana será agitada com a visita do presidente Lula à Bahia, nos dias 8 e 9, e do vice-presidente José Alencar à Salvador, no dia 10. Sabe-se que o vice-presidente lançará a campanha de Raimundo Varella (PRB), mas há dúvidas se Lula falará da política local ou somente lançará as obras (e os números) do PAC.
Em Salvador, ainda vigora a indefinição do PT. Segundo o Bahia Notícias, ontem à noite, foi realizada mais uma reunião entre os quatro pré-candidatos do partido na tentativa de evitar as prévias eleitorais e escolher o melhor nome. O encontro realizado na Governadoria, sem a presença do governador, que está em São Paulo, tratou dos resultados de uma pesquisa qualitativa junto ao eleitor da capital, encomendada pelo partido. A pesquisa buscou identificar entre os quatro pré-candidatos, aquele que melhor se adeqüa ao perfil do eleitor. A direção do PT, comanda por Jonas Paulo, deseja que as negociações culminem na escolha do candidato do partido sem a realização das prévias, para evitar um desgaste maior.
Gostei da crítica feita por Samuel Celestino, no Bahia Notícias, sobre como pode existir um perfil de eleitor, se nem mesmo o PT tem úm só perfil definido.
"O PT Regional, à frente agora do impasse criado para a escolha, dentre quatro pré-candidatos inscritos, aquele que poderá vir a ser candidato do partido à sucessão municipal, está à procura da Pedra Filosofal que os alquimistas buscam desde as priscas eras ("priscas eras" é uma expressão ótima, por ser tão longeva quanto satanás). O presidente do PT Regional, Jonas Paulo, coadjuvado pelo secretário de Articulação, Rui Costa, ou vice-versa (para ninguém ficar zangado), estão diante da esfinge para tentar decifrá-la. O que querem é simplesmente fabuloso: dentre os quatro nomes inscritos, prucuram um que se identifique com o perfil do eleitor. Ora, as pesquisas qualitativas apontam, normalmente, vetores, carências, desejos, o que se espera de uma gestão pública. Nunca, em tempo algum, decobriu qual é o perfil do eleitor, justo porque o eleitor não tem perfil. E não tem perfil porque a população não pensa igual. Se pensasse igual, por exemplo, o próprio PT não conviveria internamente (nem se engalfinharia) com sete tendências. O princípio do perfil para, a partir dele, definir o nome, é uma das maiores bobagens que já tive notícia em política. O povo não pensa igual e o melhor do povo é justamente não pensar igual. Não é por aí que surgirá o candidato de consenso. Isso denota que o PT baiano está perdidinho da silva. Só por muita sorte, ou por desistência dos pré-candidatos mais bondosos, eles resolvem a pendenga sem se engalfinhar numa escolha através de prévias. Se o PT não tem um só perfil, o eleitor vai ter?"
(Samuel Celestino)
(Samuel Celestino)
Marcadores:
José Alencar,
Lula,
pesquisa,
pré-candidatos,
PT
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Pequenas notas de uma segunda-feira...
As segundas-feiras tendem a ser mortas no quesito notícia, contudo algumas movimentações partidárias foram publicadas na imprensa baiana hoje.
1. Novela PT: O site Bahia Notícias publicou que essa noite o governador Jaques Wagner se encontra com o pré-candidato à Prefeitura de Salvador e secretário estadual da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, para discutir as eleições municipais e a indefinição do PT. O governador, que a princípio não quis intervir na disputa interna do partido, busca o melhor nome para o PT e deseja de evitar o desgaste com as prévias. Wagner encontrará, ao longo dessa semana, Walter Pinheiro, Nelson Pelegrino e J. Carlos, os outros pré-candidatos do partido. Nas pesquisas eleitorais, o PT ocupa as últimas posições. A fim de reverter essa situação, é necessário traçar estratégias de campanha e alianças, para tentar ir ao segundo turno.
2. Possíveis alianças de ACM Neto: O Bahia JÁ revelou que, em entrevista à rádio Nova Salvador FM, nesta manhã de segunda-feira, o deputado federal ACM Neto, pré-candidato do DEM a prefeito, admite uma provável aliança com o PR e uma possível com o PMDB. Ele revelou que tem conversado com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, sobre a sucessão em Salvador e na Bahia, em 2008, vê como possível uma aliança DEM+PMDB no 2º turno, na capital. Em relação ao PR, Neto afirmou que tem mantido entendimentos com o senador César Borges, presidente regional do PR na Bahia, embora ainda não haja uma manifestação oficial do PR ao seu nome.
3. Prazo para tirar ou transferir título de eleitor vai até quarta (07/05): O cidadão maior de 18 anos que ainda não possui título eleitoral tem até o dia 7 de maio para providenciá-lo. O prazo é o mesmo para os jovens entre 16 e 17 anos que desejam votar pela primeira vez em outubro, para aqueles que estão em situação irregular com a justiça eleitoral ou para quem quer mudar o domicílio eleitoral. O cidadão deve levar ao cartório eleitoral mais próximo um documento oficial de identidade, com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista) e um comprovante de endereço. Quem perder esta data ficará sem votar em outubro, mas os cartórios funcionarão após o final do prazo para expedição de segunda via do título de eleitor, certidão de quitação eleitoral e para pagamento de multa referente à ausência nas urnas por até dois turnos passados.
Marcadores:
ACM Neto,
DEM,
PT,
Título de Eleitor,
Wagner
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Esquerda discute unidade
"O ponta-pé da unidade das oposições para a sucessão municipal em Salvador foi dado na manhã desta quinta-feira, em reunião entre o PT – que ainda não definiu o pré-candidato da legenda ao Thomé de Souza –, e partidos aliados (PSB, PCdoB, PSB, PPS, PV e PHC), no Mar Azul Hotel, na Barra. Os representantes destas legendas e mais o PTB, que não participou da reunião mas se afina com a discussão travada pelas siglas, fecharam questão quanto à necessidade de saírem unidos nas eleições. Estão conscientes de que, se houver uma pulverização de candidaturas da oposição, será impossível chegarem ao segundo turno das eleições.
Na corrida contra o tempo, os partidos decidiram construir um calendário comum para a definição do nome que irá encabeçar a coligação. A meta é unificar em torno de uma candidatura que tenha chances de chegar ao segundo turno e fazer frente às campanhas do prefeito João Henrique (PMDB), do apresentador Raimundo Varela (PRB), do ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e do deputado federal ACM Neto (DEM). Na próxima terça-feira, acontecerá uma outra reunião para aprofundar o diálogo entre os partidos e estabelecer o calendário, momento em que também serão discutidas questões referentes às eleições em outros municípios baianos.
Os dirigentes assumiram o compromisso de intensificar as conversas entre os pré-candidatos já definidos para a construção da frente de oposição. Enquanto o PT não define seu nome, os outros partidos caminham com suas pré-candidaturas pleiteando a cabeça da chapa. No tabuleiro, o PSB aposta na deputada federal Lídice da Mata; o PCdoB, na vereadora Olívia Santana; o PTB, no tributarista Edvaldo Brito; e o PPS, no ex-vereador Miguel Kertzman. Na celeuma petista, estão na disputa interna os deputados federais Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro, o estadual J. Carlos e o secretário da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto. "
Na corrida contra o tempo, os partidos decidiram construir um calendário comum para a definição do nome que irá encabeçar a coligação. A meta é unificar em torno de uma candidatura que tenha chances de chegar ao segundo turno e fazer frente às campanhas do prefeito João Henrique (PMDB), do apresentador Raimundo Varela (PRB), do ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e do deputado federal ACM Neto (DEM). Na próxima terça-feira, acontecerá uma outra reunião para aprofundar o diálogo entre os partidos e estabelecer o calendário, momento em que também serão discutidas questões referentes às eleições em outros municípios baianos.
Os dirigentes assumiram o compromisso de intensificar as conversas entre os pré-candidatos já definidos para a construção da frente de oposição. Enquanto o PT não define seu nome, os outros partidos caminham com suas pré-candidaturas pleiteando a cabeça da chapa. No tabuleiro, o PSB aposta na deputada federal Lídice da Mata; o PCdoB, na vereadora Olívia Santana; o PTB, no tributarista Edvaldo Brito; e o PPS, no ex-vereador Miguel Kertzman. Na celeuma petista, estão na disputa interna os deputados federais Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro, o estadual J. Carlos e o secretário da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto. "
Lília de Souza, do A TARDE
Assinar:
Postagens (Atom)