terça-feira, 24 de junho de 2008

AMB divulgará lista de candidatos com "ficha suja"

"Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgará em seu site, até agosto deste ano, uma lista com os nomes dos candidatos as eleições municipais que respondem a processo na Justiça. De acordo com o juiz Paulo Henrique Machado, coordenador da campanha 'Eleições Limpas', a medida permitirá que o eleitor decida de maneira 'livre e consciente'.
Na manhã de hoje, durante o lançamento da campanha 'Eleições Limpas', o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que a iniciativa permite que haja mais ética nas disputas municipais que se aproximam. (leia mais)
'A expectativa em relação à campanha é generosa. Estou honrado e até entusiasmado com a perspectiva de aproximar o juiz da sociedade brasileira para que o voto se dê com mais conhecimento dos fatos, de forma livre e consciente', afirmou.
Segundo a AMB, a campanha 'Eleições Limpas' objetiva incentivar o eleitor a ter uma 'postura ativa', denunciando irregularidades eleitorais às autoridades. A 'Cartilha do Eleitor' é o principal instrumento do movimento. "
(Rodolfo Torres)
Fonte: Congresso em Foco




O Congresso em Foco fez um levantamento preliminar com os parlamentares federais que respondem a processo na justiça. São seis os baianos:
Fernando de Fabinho (DEM-BA), responde a Crime de responsabilidade e Crime eleitoral (Inquérito 2656 e Inquérito 2684);
Geraldo Simões (PT-BA – licenciado), responde a 3 crimes: Captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral, Emprego irregular de verbas ou rendas públicas e crimes de responsabilidade, Captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral (Ação Penal 471, Inquéritos 2707 e 2644);
Joseph Bandeira (PT-BA – pré-candidato à prefeitura de Juazeiro) Peculato e crime de responsabilidade (Ação Penal 486);
Paulo Magalhães (DEM-BA), responde por Lesão corporal (Inquérito 2311);
Tonha Magalhães (PR-BA – pré-candidata à prefeitura de Candeias) Crime de responsabilidade e crimes contra a Lei de Licitações (Inquéritos 2577 e 2677);
Uldurico Pinto (PMN-BA) Quadrilha ou bando e crimes contra a administração pública (Inquérito 2706).


3 comentários:

Mario disse...

Vejam que engraçado. Os politicos sujos estão ou no PT, ou no DEM, isto quando não terminam em "Magalhães"...

Miguel disse...

Sou um eleitor de uma Cidade com pouco mais de 10.000 eleitores e me sinto discriminado por nao ler na lista dos ficha suja os candidatos da minha Cidade,aqui tem tambem!Barra do Mendes,Mario! gostei.que os nº dos processos?
60429-1/2007, 14002926080-3, 14002925824-5,C. de Salvador e 1054704-5/2006 c. de Irecê.

Miguel disse...

corrigindo por Miguel
pois é ficou subentendido ,quer os numeros dos processos e C de Comarcas,thau.